Recebemos esta pergunta com muita frequência e percebemos que há muitas dúvidas ainda na importância do registro de marca, então vamos lá .
As vantagens do registro de marca estão diretamente associadas à devida inserção e permanência no mercado. Feito o registro, nenhuma empresa do mesmo setor poderá utilizar a mesma marca ou algo que dela se aproxime em todo o território nacional.
Tal aspecto torna-se de grande relevância no atual contexto informacional, no qual milhares de pessoas procuram meios alternativos para ingressarem no mercado de trabalho, prestando serviços e criando produtos por conta própria. Dessa forma, se alguém do mesmo ramo em outro estado brasileiro resolver efetuar o registro e buscar o uso exclusivo do direito ao uso, todo o trabalho realizado na consolidação de sua marca será perdido.
Embora a qualidade do produto ou serviço seja elemento essencial, é por meio da marca (nome, logo, etc.) que novos clientes tomam conhecimento do bem de consumo vendido. Outro aspecto importante reside na identificação do consumidor com a marca, quer dizer: uma marca que faça menção a reaproveitamento ou proteção ambiental será preferível para alguns clientes; já uma marca que destaca o produto se tratar de algo artesanal pode ser exatamente o alvo de determinado grupo de consumidores.
